A Tribo dos Gaditas

A tribo dos Gaditas - A origem das tribos de Israel aconteceu através dos 12 filhos de Jacó; Jacó era o segundo filho de Rebeca e Isaque, neto de Sara e Abraão o qual recebera a promessa de Deus que sua descendência seria como as estrelas do céu Gênesis 15.5.

Jacó teve doze filhos, e estes deram origem às dozes tribos de Israel: 
1 - Ruben
2 - Simeão
3 - Levi
4 - Judá (filhos de Lia)
5 - Dã
6 - Naftali (filhos de Bila, serva de Raquel)
7 - Gade
8 - Aser (filhos de Zilpa, serva de Lia)
9 - Issacar
10 - Zebulom (filhos de Lia)
11 - José
12 - Benjamim (filhos de Raquel)


Gênesis 49. E foi através dos filhos de Jacó (Israel) que concluiu a promessa de que a descendência de Abraão seria como as estrelas do céu, e não daria para conta-los.

Gade foi o sétimo filho de Jacó com Zilpa serva de Lia a esposa rejeitada, o significado do nome Gade é “afortunado ou com sorte” Gênesis 30.11-13; E teve Gade sete filhos: Zifiom, Hagi, Suni, Esbom, Eri, Arodi e Areli Gênesis 46.16,18. Quando saiu Gade do Egito a sua tribo era de 45.650 mil homens de famílias maiores de vinte anos de idade, que foram separados para guerrear. Números 1.25.

A benção de Jacó antes de morrer sobre Gade, “declarando que Gade e seu povo seriam perseguidos, mas eles os perseguiriam no final.” Gênesis 49.19. Moisés antes de sua morte também lançou uma palavra de benção sobre Gade; “E de Gade disse: Bendito aquele que faz dilatar a Gade; habita como a leoa, e despedaça o braço e o alto da cabeça.
E se proveu da melhor parte, porquanto ali estava escondida a porção do legislador; por isso veio com os chefes do povo, executou a justiça do Senhor e os seus juízos para com Israel. Deuteronômio 33:20,21”.

E sucedeu que indo às tribos de Israel a peleja contra os midianitas, e vencendo a guerra despojaram dos animais e de tudo que eles tinham, assim a Tribo de Gade tomou posse das terras dos midianitas antes de passarem o rio Jordão para seguirem e conquistarem a terra de Canaã.

“Assim deu-lhes Moisés, aos filhos de Gade, e aos filhos de Rúben, e à meia tribo de Manassés, filho de José, o reino de Siom, rei dos amorreus, e o reino de Ogue, rei de Basã; a terra com as suas cidades nos seus termos, e as cidades ao seu redor. E os filhos de Gade edificaram a Dibom, e Atarote, e Aroer; E Atarote-Sofã, e Jazer, e Jogbeá; E Bete-Nimra, e Bete-Harã, cidades fortes; e currais de ovelhas. Números 32:33-36”

E fizeram conforme prometeram a Moisés e ao Senhor, que eles iriam e lutariam pela conquista da terra de Canaã, para que seus irmãos também tivessem descanso e possuíssem a terra de herança que o Senhor Deus havia prometido aos seus pais.
Os gaditas também serviram a Josué após a morte de Moisés, e também foram fieis as ordens de Josué como foram ao seu Líder e libertador do Egito Moisés.

“E falou Josué aos rubenitas, e aos gaditas, e à meia tribo de Manassés, dizendo: Lembrai-vos da palavra que vos mandou Moisés, o servo do Senhor, dizendo: O Senhor vosso Deus vos dá descanso, e vos dá esta terra. Vossas mulheres, vossos meninos e vosso gado fiquem na terra que Moisés vos deu deste lado do Jordão; porém vós passareis armados na frente de vossos irmãos, todos os valentes e valorosos, e ajudá-los-eis. Até que o Senhor dê descanso a vossos irmãos, como a vós, e eles também possuam a terra que o Senhor vosso Deus lhes dá; então tornareis à terra da vossa herança, e possuireis a que vos deu Moisés, o servo do Senhor, deste lado do Jordão, para o nascente do sol. Então responderam a Josué, dizendo: Tudo quanto nos ordenaste faremos, e onde quer que nos enviar iremos. Como em tudo ouvimos a Moisés, assim te ouviremos a ti, tão-somente que o Senhor teu Deus seja contigo, como foi com Moisés. Josué 1:12-17”

E foram os Gaditas homens de guerra, marchavam à frente do povo de Israel; E todas as batalhas que o povo de Israel tiveram desde a saída do Egito até a posse de Canaã a terra prometida, os gaditas lutaram como homens valentes e sempre a frente das batalhas, serviram fiéis ao seu Deus e seus irmãos.

“E sucedeu que, assim que todo o povo acabou de passar, então passou a arca do Senhor, e os sacerdotes, à vista do povo. E passaram os filhos de Rúben, e os filhos de Gade, e a meia tribo de Manassés, armados na frente dos filhos de Israel, como Moisés lhes tinha falado; Uns quarenta mil homens de guerra, armados, passaram diante do Senhor para batalha, às campinas de Jericó. Josué 4:11-13”

E assim o Deus de Abraão, Isaque e Jacó engrandeceu a Josué e ao povo de Israel, dando lhes todos os seus inimigos em suas mãos; pois o Senhor dos Exércitos ia a frente do seu povo à cada batalha. E assim os guerreiros de Israel dentre eles os gaditas, enfrentaram seus inimigos bravamente, derrotaram aos midianitas, ao povo de Jericó, ao povo de Aí, ao povo de Gibeom, e aos cinco reis (rei de Jerusalém, rei de Hebrom, rei de Jarmute, rei de Laquis e o rei de Eglom) que fizeram aliança se juntando para lutarem contra o povo de Israel também foram derrotados, pois o Senhor os entregou nas mãos dos guerreiros de Israel.

“Sucedeu depois disto que, ouvindo-o Jabim, rei de Hazor, enviou mensageiros a Jobabe, rei de Madom, e ao rei de Sinrom, e ao rei de Acsafe; E aos reis, que estavam ao norte, nas montanhas, e na campina para o sul de Quinerete, e nas planícies, e nas elevações de Dor, do lado do mar; Ao cananeu do oriente e do ocidente; e ao amorreu, e ao heteu, e ao perizeu, e ao jebuseu nas montanhas; e ao heveu ao pé de Hermom, na terra de Mizpá. Saíram pois estes, e todos os seus exércitos com eles, muito povo, em multidão como a areia que está na praia do mar; e muitíssimos cavalos e carros. Todos estes reis se ajuntaram, e vieram e se acamparam junto às águas de Merom, para pelejarem contra Israel.Josué 11:1-5”

E mais uma vez o Senhor Deus de Israel fez seu povo vencer a batalha e tomaram posse de todos estes reinos e terras. Conforme Deus havia falado a Moisés, e Moisés falara a Josué.

“Naquele tempo veio Josué, e extirpou os anaquins das montanhas de Hebrom, de Debir, de Anabe e de todas as montanhas de Judá e de todas as montanhas de Israel; Josué os destruiu totalmente com as suas cidades. Nenhum dos anaquins foi deixado na terra dos filhos de Israel; somente ficaram alguns em Gaza, em Gate, e em Asdode. Assim Josué tomou toda esta terra, conforme a tudo o que o Senhor tinha dito a Moisés; e Josué a deu em herança aos filhos de Israel, conforme as suas divisões, segundo as suas tribos; e a terra descansou da guerra. Josué 11:21-23”

Tomando pois o povo de Israel posse de toda a terra que o Senhor vosso Deus havia lhes prometido, dividindo lhes por heranças e entregando todas as riquezas e despojos, sessou-se as guerras contras os inimigos de Israel. E tornou os Gaditas a sua terra que recebera por herança antes do Jordão nas terras de Gileade.

“Então Josué chamou os rubenitas, e os gaditas, e a meia tribo de Manassés. E disse-lhes: Tudo quanto Moisés, o servo do Senhor, vos ordenou, guardastes; e à minha voz obedecestes em tudo quanto vos ordenei. A vossos irmãos por todo este tempo, até ao dia de hoje, não desamparastes; antes tivestes cuidado de guardar o mandamento do Senhor vosso Deus. Agora o Senhor vosso Deus deu repouso a vossos irmãos, como lhes tinha prometido; voltai-vos, pois, agora, e ide-vos às vossas tendas, à terra da vossa possessão, que Moisés, o servo do Senhor, vos deu além do Jordão. Tão-somente tende cuidado de guardar com diligência o mandamento e a lei que Moisés, o servo do Senhor, vos mandou: que ameis ao Senhor vosso Deus, e andeis em todos os seus caminhos, e guardeis os seus mandamentos, e vos achegueis a ele, e o sirvais com todo o vosso coração, e com toda a vossa alma. Assim Josué os abençoou, e despediu-os; e foram-se às suas tendas. Josué 22:1-6”   

“E falou-lhes, dizendo: Voltai-vos às vossas tendas com grandes riquezas, e com muitíssimo gado, com prata, e com ouro, e com metal, e com ferro, e com muitíssimas roupas; e com vossos irmãos reparti o despojo dos vossos inimigos. Assim os filhos de Rúben, e os filhos de Gade, e a meia tribo de Manassés voltaram, e separaram-se dos filhos de Israel, de Siló, que está na terra de Canaã, para irem à terra de Gileade, à terra da sua possessão, de que foram feitos possuidores, conforme a ordem do Senhor pelo ministério de Moisés. Josué 22:8-9”

Antes de morrer Josué falou ao povo de Israel suas bênçãos e ordenanças: “Mas ao Senhor vosso Deus vos apegareis, como fizestes até o dia de hoje; Pois o Senhor expulsou de diante de vós grandes e fortes nações; e, quanto a vós, ninguém vos tem podido resistir, até o dia de hoje. Um só homem dentre vós perseguirá a mil; pois é o Senhor vosso Deus que peleja por vós, como já vos tem falado. Portanto, guardai diligentemente as vossas almas, para amardes ao Senhor vosso Deus. Josué 23:8-11”

Então os gaditas viveram em sua terra servindo ao Senhor, venceram mais guerras possuíram mais terras, até que se juntaram com Davi o futuro rei de Israel estando ele ainda em Ziclague, quando ainda fugia de Saul e seu exército.

Estando os gaditas ao lado do Rei Davi, foram eles os guerreiros e capitães do exército de Davi, os melhores homens de guerras em que Davi confiava plenamente, tanto que colocou os gaditas como administradores dos negócios do Rei Davi e sobre todos os negócios de Deus.

E foi assim que os gaditas ficaram mais conhecidos e temidos, como grandes homens de guerras e administradores prósperos sobre os ministérios de Deus e sobre o reinado do Rei Davi, a quem serviram com toda fidelidade.

“E dos gaditas se desertaram para Davi, ao lugar forte no deserto, valentes, homens de guerra para pelejar, armados com escudo e lança; e seus rostos eram como rostos de leões, e ligeiros como corças sobre os montes: Ezer, o primeiro; Obadias, o segundo; Eliabe, o terceiro; Mismana, o quarto; Jeremias, o quinto; Atai, o sexto; Eliel, o sétimo; Joanã, o oitavo; Elzabade, o nono; Jeremias, o décimo; Macbanai, o undécimo; Estes, dos filhos de Gade, foram os capitães do exército; o menor tinha o encargo de cem homens e o maior de mil. 1 Crônicas 12: 8 -14”

“E do outro lado do Jordão, dos rubenitas e gaditas, e da meia tribo de Manassés, com toda a sorte de instrumentos de guerra para pelejar, cento e vinte mil. 1 Crônicas 12:37”

“E seus irmãos, homens valentes, dois mil e setecentos, chefes dos pais; e o rei Davi os constituiu sobre os rubenitas e os gaditas, e a meia tribo dos manassitas, para todos os negócios de Deus, e para todos os negócios do rei. 1 Crônicas 26:32”

Vemos que a Tribo de Gade iniciou com muitos motivos para serem derrotados e serem um povo escravizado pelos seus perseguidores e inimigos. Toda maldição que fora lançada sobre Gade desde o ventre de sua mãe Zilpa uma serva da esposa Lia rejeitada por Jacó, que ainda teve as palavras que seu pai profetizou antes de morrer, que ele seria muito perseguido mas depois perseguiria seus opressores. Mostra que Deus quando tem um objetivo com a vida de alguém, o Senhor transforma toda maldição em benção. Fez de Gade uma tribo abençoada de grandes posses, homens valentes, corajosos e peritos em guerras, transformou os gaditas em vitoriosos em Batalhas e capacitou lhes para serem administradores e lideres de excelência. A unção que Deus deu sobre os Gaditas é uma unção única e completa para fazer seu povo triunfar sobre todas as adversidades, sobre seus inimigos, e através da fidelidade e lealdade dos gaditas os pós sobre todos os negócios na casa do Senhor e sobre o reino de Davi tendo capacidades de administrarem e prosperarem em todas as áreas da vida deles, um povo que tem a unção de ganhar e possuir territórios e bens, de carregar seguidores por onde passava, de serem conhecidos pela força e cara de Leão em meio às guerras, e rápidos ligeiros como as corças. Os únicos a terem uma unção aponto de um pequeno homem gadita valer por cem homens, e um grande homem gadita valer por mil. Adestrados em todos os tipos de armas de guerras, lanças, escudos, espadas, pedras os gaditas sabiam fazer suas armas e as manejavam muito bem.

Deus verdadeiramente levanta a pessoa que Ele quer, e usa como Ele quer, para realizar seus planos e projetos. E até hoje Deus faz isso na vida das pessoas que permite serem instrumentos de Deus, usados para os planos e propósitos de Deus, que é salvar, curar e libertar vidas de um mundo de maldição, de derrotas de escravidão espiritual. Jesus já consumou tudo na Cruz do calvário para nossa salvação, cura e libertação, mas para recebermos estas benção temos que reconhecer o sacrifício de Jesus na cruz, recebendo Jesus como nosso único salvador, pois Ele é o único caminho que nos leva a Deus Pai.

E hoje o Senhor quer levantar muitos guerreiros Gaditas, com a unção que foi dada aos Gaditas no passado para conquistarem territórios e serem vitoriosos sobre seus inimigos.
Deus tem a unção do Gaditas para aqueles que têm o Chamado de fazer parte dos últimos Gaditas antes da volta de Jesus, para resgatar o seu povo. 

Reconheça a unção dos Gaditas:
  1.     Ter o Rosto e a força de um Leão em todas as batalhas; Derrotando e destruindo todos os seus inimigos, conquistando todos os territórios e tomar posse dos lugares prometidos por Deus.
  2.     Ser veloz como a corça, e ter os livramentos por Deus dado nos momentos de adversidades;
  3.     Ter as armas de guerras e saber usa-las em todo tempo, usar o escudo da Fé, a espada do Espírito que é a palavra de Deus, a lança proféticas (a ponta da lança conquista onde tocar primeiro, mesmo antes dos teus pés alcançar),colocar sempre a armadura de Deus com a couraça da justiça, o cinturão da verdade, calçando os pés com a preparação do evangelho da paz, capacete da salvação.      
  4.     O pequeno “um adolescente, ou, um jovem” valerá por 100 homens guerreiros e valentes, e o maior “o adulto” valerá por 1000 homens guerreiros e valentes (tendo a força, coragem, ousadia, agilidade, sabedoria, esperteza, a autoridade de 100 ou de 1000 valentes guerreiros) levará o evangelho da salvação a muitos, e conquistarão almas em todos os territórios que alcançarem.
  5.     Ser um administrador bem sucedido em todas as decisões em que tomar, ser sábio, próspero e zeloso pelos negócios administrativos, financeiros na vida pessoal e também pelos ministérios e obras da casa de Deus. Ser: Capacitados em liderar e administrar e exercer todas as funções com excelência como um escolhido de Deus.
  6.     Ser fiel e verdadeiro servo ao Senhor vosso Deus, e estar disposto a dar sua própria vida pelo seu Senhor. Ter acesso direto ao seu Senhor e Rei, e ser ouvido em qualquer momento, ter a intimidade e receber a confiança de Deus com filho e servo escolhido para estar ao lado do seu Senhor e Rei, e lutar nas batalhas que seu Senhor lhe designar e confiar.
  7.     E ser um capitão, líder de um grande exército, saber transformar as maldições em bênçãos, fazer das ruínas novas construções, fazer da falência vida em abundância, fazer dos menosprezados, rejeitados e fugitivos referências de novo guerreiro líder de nações.

O Gadita não acorda de repente e escolhe ser um gadita ou diz eu quero ser um gadita, ele simplesmente já nasce um Gadita, e desde o ventre já recebe a unção dos gaditas. O que demora é ele se descobrir e reconhecer que ele tem o chamado de ser mais um Gadita do Senhor nosso Deus, o Grande Eu Sou!  Tomar posse desta autoridade e deste chamado e ser mais um grande guerreiro valente conquistador sobre a terra!