A Criação e o Plano de Salvação de Deus


A Criação e o Plano de Salvação de Deus


Amados irmãos e irmãs, hoje nos reunimos em comunhão para refletir sobre um dos relatos mais magníficos e inspiradores de toda a Bíblia: a criação do mundo, conforme registrado no livro de Gênesis. É através dessas páginas sagradas que encontramos as palavras que ecoam desde o princípio dos tempos, revelando o imenso poder e amor incondicional de nosso Criador. Vamos direcionar nossos corações e mentes para entendermos como Deus formou os céus e a terra e como Ele, em Sua sabedoria e misericórdia, providenciou um plano de salvação para toda a humanidade.


No primeiro capítulo do livro de Gênesis, versículos 1 a 5, somos introduzidos ao magnífico ato da criação: "No princípio, criou Deus os céus e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo, mas o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas. Disse Deus: Haja luz. E houve luz. E viu Deus que era boa a luz; e fez separação entre a luz e as trevas. E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro."


Assim, Deus criou todas as coisas com um propósito, trazendo ordem do caos, luz das trevas e vida onde antes não havia nada. Em Sua soberania, Ele estabeleceu a natureza, os ciclos da vida e a interconexão de toda a criação. No versículo 27 do capítulo 1, lemos: "E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou." Somos únicos e especiais, feitos à imagem do Criador, com propósito e valor inestimável.


Contudo, o pecado entrou no mundo através da desobediência do homem, causando uma separação entre Deus e a humanidade (Gênesis 3:6-7). Nossos corações foram manchados pelo pecado, afastando-nos da comunhão íntima com nosso Pai Celestial. Mas Deus, em Sua infinita graça, não nos abandonou ao nosso destino trágico. Ele traçou um plano de salvação desde o início dos tempos para nos reconciliar com Ele.


A revelação do plano de Deus para a salvação da humanidade continua a se desdobrar nas Escrituras, culminando com a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. João 3:16 nos assegura que "Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho Unigênito, para que todo aquele que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." Jesus, através de Sua morte na cruz e ressurreição, pagou o preço pelos nossos pecados e nos oferece a dádiva da vida eterna em comunhão com Deus.


Se você ainda não é cristão, quero convidá-lo a considerar o imenso amor e a graça de Deus expressos na criação e no plano de salvação. Deus deseja ter um relacionamento íntimo com você, e você pode experimentar a paz e a alegria que só Ele pode oferecer. Se você deseja aceitar Jesus Cristo como seu Salvador pessoal, basta fazer a seguinte oração:


"Querido Deus, reconheço que sou pecador e que preciso de perdão. Creio que Jesus Cristo é o Seu Filho, que morreu na cruz por mim e ressuscitou ao terceiro dia. Eu me arrependo dos meus pecados e peço que Jesus entre em meu coração e seja o meu Senhor e Salvador. Agradeço-lhe por seu amor e perdão. Em nome de Jesus, amém."


Se você fez esta oração sinceramente, saiba que a Bíblia nos assegura que "se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo" (Romanos 10:9). A partir de agora, busque crescer em seu relacionamento com Deus através da oração, leitura da Bíblia e comunhão com outros cristãos em uma igreja local. Que o Senhor o abençoe e o guie em sua jornada de fé. Amém.